segunda-feira, dezembro 05, 2011

ÁREA DE POLÍGONOS

ÁREA DE POLÍGONOS


CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Superfície de polígono é a reunião do polígono com o seu interior.

Área de um polígono é a medida de superficie desse polígono.

Nota: Por comodidade, a área da superficie de um poligonoserá denominada área de um poligono.

Dois polígonos se dizem equivalentes se têm a mesma área.


AREAS DOS PRINCIPAIS POLIGONOS



































































Nota:

Nas fórmulas, para facilitar,usamos apenas a palavra:
= lado em vez de medida do lado.
= base nem vez de medida da base, e assim por diante.


EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

Calcular a área da figura abaixo, supondo as medidas em centimetros.


































EXERCÍCIOS

1) Calcule a área das figuras, supondo as medidas em cm:


















2) Calcule a área da figura, supondo as medidas em cm:

















3) Calcule a área dos polígonos, supondo as medidas em cm:





































































































8) Calcule a área da figura sombreada, sabendo que o lado do quadrado maior mede 8m e do quadrado menor 5 m.

















9) Calcule a áreada figura, supondo as medidas em cm:


















10) Calcule a área dos polígonos,supondo as medidas em cm:


33 Comments:

At 10:12 AM, Blogger Swakiny said...

Exatamente tudo que eu preciso ;D Parece professor da minha escola ;D

 
At 12:25 AM, Anonymous Anônimo said...

Ótimo! muito obrigada.

 
At 4:02 PM, Anonymous Anônimo said...

ajudou muito,muito obrigada,finalmente aprendi a gostar de resolver esses exercícios asuhuash

 
At 9:26 AM, Anonymous Anônimo said...

eu estava com algumas duvidas de como calcular as áreas, mas esses exercícios me ajudaram bastante, obrigado

 
At 7:46 AM, Anonymous Anônimo said...

ou valeu minha prova era hoje e eu nao sabia de nada vc ate parese meu profesor

 
At 9:12 AM, Anonymous Anônimo said...

muito obrigado me ajudo muito

 
At 9:26 AM, Blogger Victor Hannover said...

Como é a 6 questão ? , Alguem pode me explicar ? '

 
At 9:26 AM, Blogger Victor Hannover said...

Alguem pode me explicar a 6 ª questão, não entendi ..

 
At 1:34 PM, Anonymous Anônimo said...

oq quer dizer "diag." ?

 
At 7:49 PM, Anonymous Anônimo said...

Diagonais ...

 
At 3:32 PM, Anonymous Anônimo said...

Obridada Foi uma otima explicação,Vale era tudo O Que eu Prescisava Ok... ;D E :D

 
At 7:32 AM, Anonymous Anônimo said...

vlw

 
At 3:10 PM, Anonymous Anônimo said...

Não entendi porque na questão 5, o x=4. Alguém poderia me esclarecer, obrigada.

 
At 5:14 PM, Anonymous Anônimo said...

Na questão 5 é preciso descobrir o valor de x para resolver o problema. Pode-se obter este valor através do Teorema de Pitágoras aplicado ao triângulo retângulo sombreado. h²=a²+b², ou seja, 5²=3²+x². Resolvendo, consegue-se o resultado de x=4.

 
At 5:32 PM, Anonymous Anônimo said...

Na questão 6 deve-se multiplicar toda a expressão x+(x+2) por 3 e depois dividi-la por 2. Primeiro tiramos a expressão x+2 dos parenteses realizando jogo de sinal. Ficará assim: (x+x+2).3. O resultado divide-se por 2 e iguala-se a 42, que é a área total da figura. Vai ficar: 42=(6x+6)/2 -> 42=3x+3 -> 3x=39/3 -> x=13cm².

 
At 2:32 PM, Anonymous Anônimo said...

obrigado!!

 
At 1:40 PM, Anonymous Anônimo said...

olha eu entendi pq eu to faltando 17 pontos enm matematica ta entao muito obrigada gatos

 
At 1:42 PM, Anonymous Anônimo said...

ei to querendo pegar no pau gigante de vcs

 
At 1:44 PM, Anonymous Anônimo said...

vcs deixam eu xupar

 
At 1:45 PM, Anonymous Anônimo said...

kmo se calcula a area do seu pau

 
At 4:27 PM, Anonymous Anônimo said...

oi

 
At 4:28 PM, Anonymous Anônimo said...

tchau

 
At 8:16 PM, Anonymous Anônimo said...

gostei muito da explicaçao me ajudou bastante a estudar antes da prova valeu mesmo

 
At 9:47 AM, Anonymous Anônimo said...

obrigado me ajudou a professora da minha escola explicou mas eu não entendi muito resolvi entrar nesse sait para se entendia melhor...;D

 
At 4:02 PM, Anonymous Anônimo said...

n entendi o 1 exercicio alguem pode me explica

 
At 7:58 PM, Anonymous Anônimo said...

E o gabarito?

 
At 7:59 PM, Anonymous Anônimo said...

se não tiver mesmo assim exercicio otimo!

 
At 9:26 PM, Anonymous Anônimo said...

Alguém poderia explicar a questão 2?

 
At 5:36 PM, Anonymous Anônimo said...

alguém pode me explicar a questão 5?

 
At 5:57 PM, Anonymous Anônimo said...

no exercicio 5 ainda nao entendi como voçes chegaram nos resultado 25 49 e 24

 
At 3:41 PM, Blogger Unknown said...

no exercicio 10 letra B tenho no livro com as mesmas medida e da 25 cm não 24cm

 
At 11:26 AM, Blogger Unknown said...

Show...muito explicativo...ajudou muito a minha filha

 
At 11:05 AM, Anonymous Anônimo said...

EU ADOREI A ESPLICACAO AJUDOU MUITO EU!!!

 

Postar um comentário

<< Home